Memória
Por Ana Vasco, 30 de Setembro de 2009, 22h05
Durante o encontro do PSDB no Ceará, no dia 20 de agosto, o repentista Luizinho de Irauçuba homenageou Aécio Neves - e arrancou, dele e de Tasso Jereissati,
muitas risadas -, com uma nova adaptação da música "Galeguim do Zói Azul",
de Genival Lacerda. A certa altura da letra improvisada, Luizinho dizia: "Eu sou mais Aécio Neves, para o Brasil governar... "
De acordo com nota publicada, hoje (30/9), pelo jornal Estado de Minas, uma pesquisa estimulada, realizada pelo Instituto Ver, com 621 petistas de carteirinha, filiados ao partido, mostra que, Aécio Neves venceria um candidato do PT, por 43% a 38%. Em Minas, 26% deles, cerca de um quarto, optariam por Aécio. Para 42% dos petistas do Estado, a gestão de Aécio é ótima ou boa. Outros 18% têm avaliação regular positiva sobre sua gestão.
Imagens do Dia
Por Ana Vasco, 29 de Setembro de 2009, 23h05
Foto: Ricardo Stuckert/PR
Na tarde de hoje (29/9), Aécio Neves encontrou-se com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília. De acordo com Aécio, eles conversaram sobre a situação econômica de Minas Gerais, sobre problemas relacionados aos setores de mineração e siderurgia e sobre a necessidade de inclusão dos repasses aos estados, pelas perdas da Lei Kandir, na proposta orçamentária de 2010.
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr
Aécio ao sair da reunião com o presidente Lula, em Brasília.
A implantação do Circuito Cultural Praça da Liberdade está a todo vapor. O mais importante centro arquitetônico da capital mineira, disposto no entorno da praça que simboliza a mistura exata entre o poder e a ação popular, em Minas, está sendo completamente reformulado, por meio de uma grande parceria entre o governo do Estado e a iniciativa privada. Cinco dos dez prédios históricos localizados próximo à praça estão em obras e irão abrigar espaços relacionados à arte, à ciência e à cultura.
Desde agosto, uma exposição na Praça da Liberdade tem apresentado, para os mineiros, com textos, fotos e vídeos, uma pincelada do novo cenário. Em um pavilhão de 70 metros de comprimento, foi exposta um pouco da história da praça - que se confunde com a da própria cidade - e apresentados cada um dos novos espaços em implantação, com as etapas de restauração e adaptação.
Mas amanhã (30/9), após receber a visita de mais de 40 mil pessoas, a exposição chega ao fim. Para você que não visitou essa grande mostra, registramos algumas imagens desse passeio. Venha conosco!
O complexo cultural reunirá museus, um observatório astronômico, centros de memória, salas de exposição e de espetáculos, espaços para cursos e oficinas, cafeterias, restaurantes e lojas.
O circuito será composto pelo "Espaço do Conhecimento", patrocinado pela TIM e pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); o "Museu das Minas e do Metal", pela EBX Investimentos; o "Memorial Minas Gerais", pela Vale; o "Centro de Arte Popular", pela Cemig; e o "Centro Cultural Banco do Brasil". Também fazem parte do circuito, o Palácio da Liberdade, o Arquivo Público Mineiro, o Museu Mineiro e a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa.
“Se podemos entender a Cidade Administrativa como um monumento à gestão pública moderna, eficiente e transparente, o Circuito Cultural representa a sua outra face, porque não há desenvolvimento sem cultura.
Minas Gerais é o Estado matriz da cultura brasileira e essa praça está virando um grande território cultural de Minas”
(Paulo Brant, secretário de Estado de Cultura, agosto de 2009)
“Essa praça é patrimônio sentimental de todos nós, belorizontinos e mineiros.
É um espaço extremamente importante e temos grande carinho por ele.
Vejo que, em muito boas mãos, esse projeto está caminhando. Acho que é um projeto moderno, contemporâneo, atualizadíssimo e que vai dar ao cidadão dessa terra e ao brasileiro de maneira geral orgulho de pertencer a esse país”.
(Ângela Gutierrez, empresária e criadora do Museu de Artes e Ofícios de Minas Gerais e do Museu do Oratório, situado em Ouro Preto,
sobre o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, em agosto de 2009)
“Talvez nenhum outro projeto do governo, nesses quase oito anos, me encante tanto quanto este. Estamos transformando a praça do poder na praça do povo.
Nada é tão forte em Minas quanto nossas tradições e nossas manifestações culturais.
Os prédios que estavam obsoletos para serem espaços de Governo, agora são transformados, inspirados naquilo que de mais moderno ocorre no mundo.
Espaços arquitetônicos tradicionais, históricos, com conteúdo inovador.
Portanto, aqui se transformará a Praça da Liberdade no principal espaço de convivência entre os mineiros e uma convivência amalgamada naquilo que temos de mais relevante que é a nossa tradição, os nossos valores culturais.”
(Aécio Neves, quando abriu a exposição, na Praça da Liberdade, em agosto de 2009)
Aécio Neves, em visita à exposição, acompanhado pelo empresário Eike Batista, em 25 de agosto.
"Como presidente regional do PSDB, não consigo esconder que eu sou mais Aécio.
Eu tenho uma visão de que esse país precisa se renovar,
precisamos dar demonstrações, como aconteceu aqui em Belo Horizonte,
da transformação de um estado em oito anos
e de um governador que trata a todos na situação de igualdade,
que demonstra a sua humildade."
José Camilo Zito dos Santos, prefeito de Duque de Caxias
e presidente do PSDB do Rio de Janeiro, em visita a Aécio Neves,
hoje (29/9), no Palácio das Mangabeiras, em Belo Horizonte.
Nesta segunda (28/9), no Palácio da Liberdade, Aécio Neves relançou o Programa de Modernização Institucional e Ampliação da Infraestrutura em Municípios do Estado de Minas Gerais (Novo Somma). Através dele, pequenos municípios mineiros poderão contar agora com novas linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para projetos de saneamento básico, construção e recuperação de estradas e modernização administrativa. É mais um passo à frente que Minas dá, com Aécio Neves governando o Estado.
O relançamento do programa reuniu vários prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários de Estado.
Aécio anuncia o relançamento do programa que auxiliará o Estado a se desenvolver ainda mais.
Após o seminário sobre educação e inclusão social, realizado pelo partido de Aécio Neves, o PSDB, no último sábado (26/9), na capital do Rio Grande do Norte, o partido divulgou a "Carta de Natal", um diagnóstico da situação educacional no Brasil, com importantes propostas de avanço.
De acordo com o documento, um maior número de crianças brasileiras, de 7 a 14 anos, hoje, frequenta as escolas, graças à ampliação de vagas para o ensino médio e fundamental. No entanto, as matrículas no ensino técnico e profissional, bem como no ensino superior, não aumentaram de forma significativa, nos últimos anos.
Mas mesmo no ensino básico, a situação não é adequada. No Brasil, um índice preocupante é o das crianças em situação de analfabetismo na 4ª série do ensino fundamental - 55% delas não lê ou escreve adequadamente. E mais: 54% dos estudantes brasileiros com mais de 15 anos estão abaixo do nível elementar de desempenho em leitura, ciências e matemática.
Para melhorar a qualidade da educação em todo o Brasil, o PSDB elaborou, entre outras, as seguintes propostas:
- Centralização de esforços na gestão na educação - aumento dos financiamentos e transparência nos gastos relacionados à educação pública.
- Ampliação do ensino para a faixa de 4 a 17 anos, com a criação, também, de programas de educação para crianças carentes de 0 a 3 anos.
- Desenvolvimento de programas de erradicação do analfabetismo.
- Instalação do ensino integral para toda a educação básica.
- Estabelecimento de ações de incentivo ao ensino profissionalizante.
- Implantação de uma Escola Superior de Formação de Professores e de uma certificação nacional de profissionais da área educacional.
- Criação de um sistema de bonificação por resultados.
- Promoção de uma melhoria significativa nas carreiras e nos padrões de remuneração do magistério, com base no mérito e no aperfeiçoamento profissional.
- Incentivo a programas de pesquisa, extensão, mestrado e doutorado, para qualificação de professores.
Aécio Neves, em entrevista para o jornalista Robson Carvalho, do programa de rádio Repórter 98, realizada ontem (26/9), em Natal, apresenta-se para o povo do Rio Grande do Norte, fala sobre as suas propostas para o futuro e sobre o posicionamento de seu partido na disputa pela presidência em 2010. Vale assistir:
O "Correspondente Oficial do Aécio Blog" em Natal (isso é que é blog!), Gabriel Azevedo, nos enviou algumas fotos de Aécio Neves, em sua visita à capital do Rio Grande do Norte. Na manhã de hoje (26/9), Aécio participou do seminário "Educação e Inclusão Social", organizado pelo PSDB. O encontro também contou com a presença do governador de São Paulo, José Serra; o presidente nacional do PSDB, o senador Sérgio Guerra; o senador José Agripino Maia e o deputado Rodrigo Maia, do DEM; entre muitas outras lideranças tucanas.
Seminário reúne tucanos de várias cidades brasileiras, em Natal
Aécio Neves com o senador José Agripino e o deputado Rodrigo Maia
O encontro marcou, mais uma vez, a união entre o PSDB e o DEM
Aceita uma carona?
Aécio sendo entrevistado por Robson Carvalho, no Restaurante Camarões, em Natal
Na madrugada do dia 23 de fevereiro de 2004, Aécio Neves - de terno branco, com um triângulo vermelho bordado no bolso - abriu o desfile da Mangueira, na Marquês de Sapucaí, ao lado do presidente da escola, Álvaro Caetano, e da cantora Beth Carvalho, participando da homenagem da verde e rosa à Estrada Real, aos caminhos e à cultura de Minas Gerais.
Com o enredo do carnavalesco Max Lopes, a Mangueira entrou na avenida com 4,5 mil integrantes, distribuídos em 35 alas. Na comissão de frente da escola, Carlinho de Jesus, responsável pela coreografia, reuniu vários bonecos e bailarinos, que representavam personalidades mineiras, entre as quais se destacava Tancredo Neves, o avô materno de Aécio.
A convite de Aécio, várias personalidades prestigiaram, no camarote ou na avenida, o desfile da Mangueira, como Milton Nascimento; Gilberto Gil; Fafá de Belém; Ronaldo Bastos; Luciano Huck; Ziraldo; Enrique Iglésias (presidente do BID); Vinod Thomas e Paulo Paiva (diretores do Bird); Walfrido Mares Guia; Roberto Freire e Dilma Roussef. Ao encantamento de todos eles, juntou-se a euforia do povo nas arquibancadas e camarotes, que entoou o samba enredo da escola com entusiasmo.
"Foi uma emoção enorme. Ver todas aquelas pessoas aplaudindo a Mangueira e também Minas Gerais. A ‘verde e rosa’ soube mostrar a Estrada Real e os encantos de Minas", disse Aécio Neves, após o desfile.
Vale deixar aqui registrado o samba enredo da Mangueira, em 2004, para sempre marcante na história de Aécio:
Mangueira Redescobre a Estrada Real... e Deste Eldorado Faz Seu Carnaval
De Cadu, Gabriel, Almyr e Guilherme - Intérprete: Jamelão
Mangueira,
Um brilho seduziu o meu olhar.
Me fez encontrar a estrada do sonho
Real desejo de poder e ambição
As trilhas, bordadas em ouro,
levaram tesouros a caminho do mar
Teu chão é um retrato da história
E o tempo não pôde apagar
Hoje eu descubro a beleza
Que faz a riqueza voltar
Por belos recantos, andei
Das suas águas provei
De mansinho, eu peço passagem
A Mangueira vai seguir viagem
Que tempero bom
Pode avisar que a comida está na mesa
Se a pinga não pegar
Eu chego ao Rio com certeza
Na arte, eu vi obras que o gênio esculpiu
Igrejas, o barroco emoldura o Brasil
Ó Minas! És um berço de cultura, és raiz
Que brilha forte em verde-e-rosa
Herança e patrimônio de um país
Eu vou embarcar
Na Estação Primeira
Tesouro do samba, minha paixão
Ê, trem bão!